Venho defendendo este modal desde que o inseri no PMF2012, em 2007,
proposta da Reforma da Prefeitura. Deve ser visto como complementar ao
sistema integrado de transportes urbanos. Junto com o Transporte
Marítimo será uma boa solução ao nosso caótico trânsito local.
A Prefeitura de
Florianópolis anuncia (março 2013) recursos de 64 milhões, cuja origem é o PAC
para a implantação do teleférico, preliminarmente, com 3 estações, no TICEN,
Morro da Cruz e UFSC. É uma boa notícia.
Entretanto, dado a
complexidade de um projeto desta natureza é preciso estudos de engenharia que
demonstrem a sua viabilidade econômica, financeira e operacional, mais do que
isso, o modelo gerencial do sistema. Presumo que uma Estação não pode ser um
simples local de embarque e desembarque. O Projeto deveria contemplar espaços
comerciais, de serviços e turísticos para viabilizar financeiramente o projeto.
Não acredito em gestão pública para uma
atividade, tipicamente, privada. O Sistema tem que operar sob concessão
privada, aos moldes do transporte coletivo da cidade. Há toda uma legislação
para ser utilizada, destaco, sobretudo, a lei federal 11.079/2004 que Instituiu normas gerais para licitação e
contratação de parceria público-privada no âmbito da administração pública.
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